Cultura: o que é, características e tipos
A cultura representa o patrimônio social de um grupo, como hábitos, crenças e conhecimentos e envolve experiências, atitudes, valores, crenças, religião, língua, hierarquia, relações espaciais, entre outros
A cultura representa o conjunto de tradições, crenças e costumes de determinado grupo social. A cultura tem o objetivo de analisar as sociedades humanas a partir da produção cultural, e é repassada através da comunicação ou imitação às gerações seguintes.
É o patrimônio social de um grupo, como hábitos, crenças e conhecimentos e envolve experiências, atitudes, valores, crenças, religião, língua, hierarquia, relações espaciais, entre outros. Seriam aspectos que o ser humano adquire com o contato social e que são compartilhados entre outros indivíduos, formando uma rede de compartilhamento de símbolos, significados e valores de um grupo ou sociedade.
Origem da palavra cultura
A origem da palavra cultura vem do termo em latim “colere”, que significa cuidar, cultivar e crescer. Por isso o termo também está associado a outros significados. Como a do cultivo de plantações na agricultura.
Saiba mais sobre a cultura brasileira
A cultura brasileira é um misto de etnias, e devido a isso, o Brasil é um dos países com maior diversidade cultural do mundo. A cultura está sempre em transformação, por conta justamente desta troca entre diferentes povos. De forma bastante simplificada, podemos dizer que a formação cultural do Brasil é o resultado da miscigenação entre o índio, o negro e o imigrante europeu. É claro que povos de outras nacionalidades também vieram para nosso país, trazendo suas tradições e transformando nessa pluralidade cultural.
Agora que você sabe um pouco mais sobre o conceito de cultura e sobre a cultura brasileira, conheça quais são os tipos mais conhecidos!
Cultura popular, cultura erudita e cultura de massa: qual a diferença?
A cultura de massa é usada no capitalismo para gerar lucro. É o conjunto de ideias e de valores que se desenvolve dentro da mesma mídia, no intuito de massificar produtos que podem virar sucesso entre uma parte da sociedade, promovendo consumismo.
Já a cultura erudita é formada por um determinado grupo da sociedade, geralmente com um grau de instrução mais elevado, e é resultado do conhecimento adquirido por meio da pesquisa e do estudo nos mais diferentes campos. Está disponível a poucos e representa uma forma de diferenciação social.
E a cultura popular vem do povo e está relacionada com as tradições e os populares. Ela ocorre de forma espontânea e orgânica, por exemplo: as festas, o folclore, o artesanato, as músicas e a dança.
Cultura material e cultura imaterial
A cultura imaterial é formada pelos elementos intangíveis, como saberes, tradições, técnicas, hábitos, comportamentos, entre outros. Já a cultura material representa o patrimônio cultural e histórico construídos pelo ser-humano.
Cultura organizacional
É o conjunto de elementos associados aos valores, missões e comportamentos de determinada organização.
Cultura corporal
Analisa o comportamento dos seres humanos nos mais diferentes grupos. Exemplo: danças, jogos, atividades, comportamento sexual e festividades.
Esperamos que você tenha gostado de nosso artigo! Convidamos para ler nossos outros artigos do blog e saber mais sobre a Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina – Seccional de Ibirama acessando nosso site!