Quais as diferenças entre fábulas, lendas e contos clássicos
As lendas, fábulas e os contos clássicos provavelmente fizeram parte da sua infância. Mas, por serem amplamente abordados, seja na escola, em casa ou na TV, muitas pessoas acabam confundido as diferenças entre eles.
As lendas, fábulas e os contos clássicos provavelmente fizeram parte da sua infância. Por serem tão famosos e terem grande importância na educação e no processo de alfabetização, eles também fazem parte da vida adulta, seja por terem conhecimento e interesse desde pequenos, ou por estarem na fase de ajudarem seus filhos a aprender sobre.
Há muito tempo, o cinema tem adaptado as três formas de escrita, em filmes, séries e produções audiovisuais de sucesso. Atualmente, muitas empresas ainda veem potencial de investir em antigos contos, fábulas e lendas para criarem novidades no mundo televisivo.
Por serem amplamente abordados, seja na escola, em casa ou na TV, muitas pessoas acabam confundido as diferenças entre eles.
Conheça agora, quais as características e principais diferenças entre fábulas, lendas e contos clássicos:
O que são fábulas?
O objetivo de uma fábula é trazer aos leitores reflexão sobre valores e princípios. A narrativa é curta e conta geralmente com personagens animais, mas que têm pensamentos, comportamentos, emoções e qualidades humanas.
Através da fantasia, erros e defeitos são apresentados como uma moral da história.
Exemplos de fábulas:
A Cigarra e a Formiga, A Lebre e a Tartaruga, O leão e o Ratinho.
O que são lendas?
A lenda é um relato que faz parte da tradição popular. A lenda surge de referenciais históricos e imaginários e as histórias podem ser transmitidas de forma oral ou escrita, sobre acontecimentos reais ou fictícios.
Diferentes lugares do mundo possuem as próprias lendas folclóricas, fruto da miscigenação e da imaginação do povo. Na maioria, costumam ser histórias fantásticas, com magia e seres encantados.
Exemplos de lendas:
Lobisomem, Boitatá, Cuca, Saci Pererê, Curupira, Boto cor-de-rosa, Mula Sem Cabeça, entre outros.
O que são contos clássicos?
O conto é a narração de uma história dentro de um universo próprio, composto de seres e acontecimentos. Os contos clássicos são narrativas breves e fantasiosas, baseadas em elementos reais, mas com histórias fictícias.
Os contos clássicos, também conhecidos como contos de fadas, costumam levar os leitores a castelos encantados, com lindas princesas, príncipes, fadas e bruxas. Eles conseguem estimular a imaginação de crianças e fazem parte da cultura de diversos lugares do mundo.
Exemplos de contos clássicos:
A Bela e a Fera, A Bela Adormecida, Branca de Neve e os Sete Anões, Cinderela, João e Maria, Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel, entre outros.
Esperamos que suas dúvidas sobre as diferenças entre fábula, lenda e conto clássico tenham sido esclarecidas com nosso artigo! Lembre-se de visitar nosso blog e conhecer outros textos interessantes sobre leitura, escrita e literatura!