Formação: Pedagogia: Supervisão Escolar (FAFI-Palmas PR); Especialização em Psicologia Educacional (UNIVALI-Itajaí-SC); Mestrado em Educação(FURB-Blumenau-SC);Doutorado em Educação (UFSC-Florianópolis-SC).Linha de pesquisa: Educação, História e Política. Professora aposentada da FURB-Centro de Ciências da Educação. Docente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGE). Mestrado em Educação. É líder, juntamente com Ana Maria Netto Machado, do Grupo de Pesquisa: Rede de Egressos: Conhecimento para transformação social. http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0120212155879766
Temáticas de interesse: Políticas municipais de formação de professores; Formação continuada de professores; História da educação; Filosofia da educação; Alfabetização e Letramento; Metodologia da pesquisa. Mediação-ensino-aprendizagem. Perspectiva Histórico-cultural. Endereço para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3741328474975923
GROSCH, M.S; SILVA, N.M.A. Constituição da docência e formação continuada de professores: política e interlocuções.IN: ANDRADE, Izabel Cristina Feijó de; ARRUDA, Marina Patrício de . Itinerários de práticas docentes no ensino superior: saberes e experiências. Izabel Cristina Feijó de Andrade, Marina Patrício de Arruda. ICPE, SÃO JOSÉ (SC), 2015. http://www.icepsc.com.br/editora.php
GROSCH, M.S. A formação continuada de professores na rede municipal de ensino de Blumenau (SC), no período de 1997-2004. IN: I ENCUENTRO INTERNACIONAL DE EDUCACIÓN Espacios de investigación y divulgación. NEES - Facultad de Ciencias Humanas – UNCPBA Tandil – Argentina V.3 Continuidades y transformaciones en la formación docente. 2014 ridaa.unicen.edu.ar/xmlui/bitstream/handle/123456789/224/7531.pdf?sequence
GROSCH, M.S. Políticas municipais de educação: formação continuada de professores. IN: ANAIS EDUCERE XI Congresso Nacional de Educação. II Seminário Internacional de Representações Sociais. IV Seminário internacional sobre profissionalização docente-SIPD/CÁTEDRA UNESCO. PUC: Curitiba (PR), 2013. educere.bruc.com.br/CD2013 http://educere.bruc.com.br/ANAIS2013
GROSCH, M.S. A formação continuada de professores na Rede Municipal de Ensino de Blumenau: a Escola de Formação Permanente Paulo Freire (1997-2004).Tese de Doutorado – PPGE/UFSC, Florianópolis, 2011.
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/95211/291146.pdf
GROSCH, M.S.;SILVA, N.M.A. Políticas de formação continuada de professores: (des) caminhos na constituição da autonomia docente. IN: SILVA, N.M.A; RAUSCH, Rita Buzzi. Formação de professores; políticas, gestão e práticas. EDIFURB, Blumenau (SC), 2010.
SÍNTESE – FORMAÇÃO ACADÊMICA
Doutorado em Educação - PPGE/UFSC2006 – 2011 Universidade Federal de Santa Catarina
Título: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BLUMENAU: A ESCOLA DE FORMAÇÃO PERMANENTE PAULO FREIRE - EFPPF (1997-2004) Orientadora: Leda Scheibe. Palavras-chave: Formação Continuada de Professores; Políticas municipais de Educação; Construção do conhecimento docente. Grande área: Ciências Humanas Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação continuada. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Politicas de formação / Especialidade: políticas de formação de professores. Setores de atividade: Formação Inicial e continuada de professores. Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação a Distância e Educação Especial
Mestrado em Educação - 1995 – 1998 Fundação Universidade Regional de Blumenau
Dissertação - Título: Fundamentos da Interação Pedagógica na Dinâmica da Prática Escolar. Orientador: Prof. Dr. Lauro Carlos Wittmann - Palavras-chave: Comunicação Docente; Interação Pedagógica; Prática Escolar. Grande área: Ciências Humanas- Setores de atividade: Educação Superior; Educação Pré-Escolar e Fundamental
Especialização em Psicologia Educacional 1992 – 1994 Universidade do Vale do Itajaí Monografia - Título: O Professor como agente interativo na práxis do cotidiano escolar – Orientadora: Profa. Dra. Luciane Maria Schlindwein
Graduação em Pedagogia - Supervisão Escolar 1989 – 1992 Faculdade de Ciencias e Letras de Palmas
TCC- Título: A Pedagogia de Freinet nas Escolas Municipais de Ibirama(SC)
Ensino Médio (2º grau) Curso de Magistério 1969 - 1972 Centro Educacional Vidal Ramos Junior - Lages(SC)