08 de setembro: Dia Mundial da Alfabetização
Autor: ALBSC Ibirama
Hoje, dia 08 de setembro, comemoramos o Dia Mundial da Alfabetização. Esta data tão importante foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), juntamente com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), no ano de 1967.
O objetivo dessa celebração foi de que assuntos relacionados à alfabetização fossem discutidos no mundo todo, principalmente em países que ainda possuem um baixo índice de alfabetização.
A alfabetização é uma forma de quebrar paradigmas sociais e esta data tem uma relevância muito grande, já que propõe alternativas possíveis para que a alfabetização seja acessível a todos no mundo.
Como a alfabetização pode mudar o rumo de um país
Analfabeto é qualquer pessoa que não conheça o alfabeto ou que não saiba ler e escrever.
A alfabetização de crianças e adultos pode mudar os rumos de um país, já que os mesmos poderão ter acesso à mais informações, à leitura de notícias, livros, e é claro, terão a oportunidade de se qualificar para o mercado de trabalho, melhorando assim a qualidade de vida e acesso a novos caminhos.
Alfabetização no Brasil e no mundo
No Brasil, as taxas de analfabetismo têm diminuído nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente à Pesquisa por Amostra de Domicílios Contínua, o Brasil tem cerca de 11,3 milhões de pessoas com mais de 15 anos analfabetas (6,8% de analfabetismo). No mundo, mais de 750 milhões permanecem nessa situação.