Você sabe o que é uma parlenda?
Parlendas são rimas usadas como brincadeiras pelas crianças e geralmente decoradas em ritmo. Elas fazem parte do folclore brasileiro e são passadas de geração em geração.
Em uma explicação curta, podemos dizer que parlendas são rimas usadas como brincadeiras pelas crianças e geralmente decoradas em ritmo. Elas fazem parte do folclore brasileiro e são passadas de geração em geração.
As parlendas servem como sistema educativo que faz parte da literatura popular oral e já integram o cenário infantil brasileiro há bastante tempo.
Não é difícil identificar uma parlenda ou mesmo interpretá-la, já que as características são bastante básicas. Além disso, as parlendas são de fácil memorização, já que quando incluídas em músicas infantis as crianças decoram, aprendem e se divertem ao mesmo tempo!
Características e significado
As parlendas surgiram da sabedoria popular e da história das tradições populares do Brasil. A palavra parlenda vem do latim do verbo “parlare”, que significa “falar”, resultando em uma tradução de “falar muito”.
Como principais características podemos citar a presença de rimas e de humor, texto curto, possui versos e estrofes e pode apresentar uma história incompleta.
Confira 4 parlendas muito conhecidas no Brasil:
1. "Corre cutia, na casa da tia.
Corre cipó, na casa da avó.
Lencinho na mão, caiu no chão.
Moça bonita, do meu coração...
Um, dois, três!"
2. "Dedo mindinho,
Seu vizinho,
Pai de todos,
Fura bolo,
Mata piolho."
3. "Quem cochicha,
O rabo espicha,
Come pão
Com lagartixa"
4. "Chuva e sol, casamento
de espanhol.
Sol e chuva, casamento
de viúva.